Olhão Descobrir e aproveitar a sua visita
O Município de Olhão é dividido nas freguesias de: Moncarapacho and Fuseta; Olhão; Pechão; Quelfes
Feriado Municipal: 16 de junho
Habitantes: aprox. 45,500
Área: 131 km²
Olhão, cidade do Sotavento Algarvio essencialmente piscatória com um porto de pesca admirável, intitula-se a capital do marisco. Impõe-se um passeio pelo mercado onde se vende o peixe mais fresco, acabadinho de chegar dos inúmeros barcos vindos da faina. A Igreja Matriz, a Ermida de Nossa Senhora da Soledade e o Museu da Cidade de Olhão são locais que merecem uma visita. No Cerro da Vila também se encontram traços visíveis da passagem de povos romanos, visigodos e Árabes.
Na primeira quinzena de Agosto, não perca o Festival do Marisco de Olhão, no Jardim do Pescador e delicie-se com as melhores receitas tradicionais na preparação dos frutos do mar.
Na Fuseta, podemos encontrar ainda um pouco do Algarve tradicional. Vila essencialmente piscatória, dirige também a sua atividade para o turismo com o exemplo da carreira de barco que leva os visitantes até à ilha da Fuseta e Armona, local distinto de águas tépidas e areia branca.
O facto de se encontrar integrada no Parque Natural da Ria Formosa, permite-nos observar a riquíssima flora e avifauna característica que vive neste habitat, como a Galinha-sultana, a Garça-real, o Pato-real, o Flamingo-Comum, o Perna-Longa, entre outros.
Clique no mapa para selecionar o seu destino.