wb_sunnyO Tempo e o Clima O lugar mais ensolarado da Europa

O Tempo em Albufeira

A proximidade do mar Mediterrâneo influencia muito o clima algarvio. Os verões são quentes e secos, mas não sufocantes, graças ao Oceano Atlântico, e os invernos são amenos, com baixa pluviosidade (50 dias com chuva e 500 mm em média por ano), intercalados com primaveras e outonos muito convidativos. O Algarve é famoso por desfrutar de mais de 300 dias de sol e 3000 horas de luz solar em média por ano.

O Clima em Albufeira

Inverno

Os invernos são amenos no Algarve. Ocasionalmente, ocorre quedas de neve nas montanhas de Monchique, mas raramente congela em Albufeira e a temperatura diurna geralmente é superior a 12ºC e aquece rapidamente com o sol. O aquecimento é bem-vindo à noite, mas durante o dia, as caminhadas na praia são agradáveis entre os poucos dias chuvosos. É no final de janeiro e início de fevereiro que as amendoeiras florescem e cobrem a região com flores brancas.

Primavera

A primavera começa cedo do Algarve, os meses de março e abril ainda ainda podem trazer alguma chuva e instabilidade, mas o sol começa a aquecer a atmosfera e a natureza começa a florescer por toda a parte. O uso de um casaco ainda é necessário à noite, mas durante o dia muitos são vistos vestindo apenas roupa de manga curta. Turistas, nacionais e estrangeiros, começam a encher a região durante a Páscoa e nas férias de primavera dando início a estação alta.

Verão

A partir de junho, a chuva desaparece quase por completo e, junto com setembro, são os meses mais agradáveis do ano. Sem dúvida, os meses mais quentes são julho e agosto, onde a temperatura do ar pode atingir 40ºC, mas graças a uma brisa marítima quase sempre presente, o calor é suportável para a maioria. O verão é naturalmente a estação mais popular para o turismo, que pode ser esmagadora no seu auge. A temperatura do mar pode chegar a 23 / 24ºC no final de agosto e será mais quente a leste, onde fica mais perto do mar Mediterrâneo.

Outono

O mês de outubro costuma ser uma continuação do clima do final do verão. A praia ainda é agradável e as temperaturas ainda são relativamente altas. A sensação de outono e a necessidade de roupa mais quente só aparecem no final de novembro, onde a chuva é esperada com mais frequência e se mantém até dezembro. A alternância entre depressão anticiclônica e depressão atlântica influencia o vento e as chuvas na região.

Yearly statistics

Cuidados com o sol

Caution with the sunComo se pode observar, durante o verão, a temperatura no Algarve é por norma elevada (pode chegar excepcionalmente aos 40ºC) e os períodos de Sol são extensos. É de conhecimento geral que o excesso de exposição ao Sol pode provocar doenças graves como o cancro da pele.

O procedimento mais seguro é a utilização de protectores solares de índice de ecrã alto, principalmente para as crianças. O chapéu é um acessório indispensável, assim como uns bons óculos de sol. É aconselhável evitar a exposição nos períodos de maior projecção solar, por norma entre as 11:00 horas e as 15:00. Em caso de queimaduras ou insolações, deve-se recorrer a assistência médica.