Castro Marim Descobrir e aproveitar a sua visita
O Município de Castro Marim é dividido nas freguesias de: Altura, Azinhal, Castro Marim and Odeleite
Feriado Municipal: 24 de junho
Habitantes: aprox. 6,800
Área: 300 km²
Banhada pelo Rio Guadiana e detentora de uma paisagem de interior fabulosa, Castro Marim surge assim no nosso horizonte. Fazer um cruzeiro pelo Rio Guadiana para descobrir um pouco mais do nordeste Algarvio deslumbrando-se com o verde contrastante da paisagem é algo inesquecível.
Castro Marim oferece aos seus visitantes belíssimas praias de areia dourada e fina onde os azuis e verdes das águas temperadas se confundem. Integrada na Reserva Natural do Sapal, este local oferece-nos a possibilidade de conhecer as salinas e o processo de obtenção do sal, e claro, toda a avifauna e vida marinha característica de um meio de sapal e charcos.
Foi concedido foral ao concelho em 1282 e foi sede da Ordem de Cristo entre 1319 e 1356, o único período em que esta ordem (criada a partir dos Templários portugueses) não esteve sediada em Tomar. Dos monumentos a visitar destacamos a igreja matriz, a igreja de Santo António e a igreja da Misericórdia. O seu Castelo e o Forte de S. Sebastião proporcionam uma vista magnífica sobre o sapal e os montes serranos. É no Castelo que no fim do mês de Agosto decorre durante três dias a Festa Medieval que já se tornou conhecida a nível nacional.
Pequenas aldeias como Odeleite, Azinhal, Almada d’Ouro e Beliche onde ainda pouco ou nada mudou, mantêm o seu tradicionalismo com casario branco de janelas e portas emolduradas de azuis, ruas estreitas e trabalhos que se fazem à soalheira da porta.
Clique no mapa para selecionar o seu destino.