Algarve ChemneyAljezur Descobrir e aproveitar a sua visita

A Região do Algarve

Aljezur Coat of ArmsO Município de Aljezur é dividido nas freguesias de: Aljezur; Bordeira; Odeceixe; Rogil
Feriado Municipal: 29 de agosto
Habitantes: aprox. 2,900
Área: 324 km²

Imagens de Aljezur
Fotos de Aljezur

Aljezur é uma vila pequena e tranquila cuja atividade principal é a agricultura. No entanto esta parte da costa ocidental do Algarve possui maravilhosas e extensas praias com enormes areais ou pequenas baías protegidas pelas falésias. Algumas destas praias com boas acessibilidades, como a da Arrifana, Odeceixe, Bordeira, Praia do Amado e Monte do Clérigo são muito procuradas para a prática de surf e bodyboard.

Integrada no Parque Natural da Costa Vicentina, que se estende de Burgau no Concelho de Vila do Bispo até à Ribeira da Junqueira em São Torpes no Concelho de Sines (Alentejo), incluindo uma faixa costeira submarina de 2 Km de largura. Este parque, riquíssimo do ponto de vista de fauna e flora existindo mesmo algumas espécies únicas que só aqui se encontram, é também classificado no seu património histórico, geológico e arqueológico. Este Parque Natural é frequentado por raposas, gato bravo e o javali, entre outros.

Com terrenos muito férteis, mantém a tradição do cultivo da batata-doce e do amendoim. A proximidade da serra possibilita-lhe a produção de mel de excelente qualidade que é muito procurado.

Com o mar tão próximo, gastronomicamente oferece-nos pratos riquíssimos que vão desde os pargos, os sargos, os robalos e os besugos grelhados até às deliciosas caldeiradas, não esquecendo os perceves tirados das rochas batidas pelas ondas e sendo a batata-doce a base de alguns pratos mais fortes e particularmente dos doces regionais. Será em meados de Outubro que poderá apreciar o Festival da Batata-Doce e dos Perceves, evento já muito divulgado e frequentado.

Como pontos de interesse destacamos a vista panorâmica a partir do Castelo construído no séc. X, o Museu Municipal, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, o Pelourinho e a Casa Museu José Cercas.

Do seu artesanato salienta-se a olaria de onde saem trabalhos de grande qualidade e valor. Ainda se fazem algumas colheres de pau e cestaria ficando mais esquecidas as características cadeiras de madeira.

Não perca uma visita às restantes freguesias, Bordeira, Odeceixe e Rogil, onde encontrará sempre um monumento de interesse histórico para conhecer.