Algarve ChemneyVila Real de Santo António Descobrir e aproveitar a sua visita

A Região do Algarve

Vila Real de Santo António Coat of ArmsO Município de Vila Real de Santo António é dividido nas freguesias de: Monte Gordo; Vila Nova de Cacela; Vila Real de Santo António
Feriado Municipal: 13 de maio
Habitantes: aprox. 19,200
Área: 57.5 km²

Foi durante o séc. XVIII, e a seguir ao terramoto de 1755, que o Marquês de Pombal mandou construir esta cidade com um perfil geométrico de ruas perpendiculares devidamente ordenadas à imagem da sua obra na baixa de Lisboa. Como monumentos destacamos a igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação e a Praça Marquês de Pombal símbolo desta arquitetura linear.

Em tempos cidade piscatória e virada para a indústria conserveira, encontra-se hoje mais ligada ao turismo graças às praias do seu concelho que apresentam areais dourados a perder de vista e águas bem temperadas pela proximidade do Mar Mediterrâneo. As praias de Monte Gordo, do Alemão e de Manta Rota são exemplos das mais procuradas pelos veraneantes.

Outro belo sítio a visitar é a pequena povoação de Cacela Velha, já no final do Parque Natural da Ria Formosa, onde facilmente se encontram as tão apreciadas ostras. Localizada no cimo de um monte, este local oferece uma vista encantadora a partir das muralhas do seu Castelo e sobre toda a zona que a rodeia. Com poucas casas, mas de pessoas muito simpáticas, saboreia-se aqui ótimo marisco e peixe fresco. No pequeno porto da vila poderá apanhar um barco-táxi e descobrir onde termina a Ria Formosa.

Também aqui a gastronomia tem como base o peixe e para saborear uma boa refeição recomenda-se como prato típico um bife de atum ou a “estupeta”, nome dado a pedaços de atum em salmoura e depois cozinhados num refogado de tomate e acompanhado de batata cozida.

As relações comerciais com a vizinha Espanha são acentuadas devido à sua proximidade. A navegabilidade do Guadiana permite visitas a zonas como Alcoutim, no interior Nordeste do Algarve, bem como dar um pulo à outra margem para “hablar con nuestros hermanos”.