Algarve ChemneySão Brás de Alportel Descobrir e aproveitar a sua visita

A Região do Algarve

São Brás de Alportel Coat of ArmsO Município de São Brás de Alportel compõe-se de uma única freguesia
Feriado Municipal: 1 de junho
Habitantes: aprox. 10,600
Área: 150 km²

Imagens de São Brás de Alportel
Imagens de São Brás

São Brás de Alportel já é uma cidade com o sabor a serra e o encanto do passado. Para apreciar melhor a ligação ainda existente ao passado, faça um passeio pelo Vale de Alportel e visite algumas povoações carregadas de história, como o sítio de São Romão, Vilarinhos, Soalheira e Malhão, Vale da Corte, Juncais, Moremos e Úmbria, Santa Catarina e Alportel.

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro poderá apreciar, como um pouco por todo o Algarve, o manto branco que se espalha com o florir das amendoeiras, com se fosse neve. Reza a história que um príncipe árabe casou com uma princesa nórdica e com o passar dos anos ela estava cada vez mais triste de saudades da sua terra natal, onde havia muita neve. O príncipe mandou então plantar amendoeiras em todo o Algarve, para que quando florissem se visse apenas um manto branco e assim a tristeza da sua princesa desapareceria.

É na serra do Caldeirão e especificamente nesta região que encontramos a melhor cortiça do mundo, selecionada para os melhores champanhes franceses. Uma curiosidade deveras interessante são os “rolhões” (recipientes encontrados na via pública junto aos ecopontos para a colocação das rolhas de cortiça para posterior reciclagem).

Alguns dos monumentos a não perder são a Igreja Matriz, o Palácio Episcopal, o Mercado, o Museu do Traje Algarvio e a Pousada, uma das mais antigas do país e onde se pode visitar o “moinho da pousada” com uma vista magnífica sobre São Brás de Alportel.

Na Páscoa, a Festa da Aleluia e das Tochas Floridas permite admirar tapetes de flores compostos diretamente no chão. No fim de Julho, não perca a Feira da Serra onde irá deleitar-se com os sabores da serra do Caldeirão. Durante 3 dias, o artesanato, os produtos típicos, a doçaria, as melodias, os saberes tradicionais e a animação de rua é constante.