Monchique Descobrir e aproveitar a sua visita
O Município de Monchique é dividido nas freguesias de: Alferce; Marmelete; Monchique
Feriado Municipal: Quinta-feira de Ascensão (Dia da Espiga)
Habitantes: aprox. 6,000
Área: 395 km²
Apelidada de “Jardim do Algarve”, este local é o mais elevado da região, com os seus 902 metros de altitude, onde se encontra a Foia, ponto de observação sobre quase todo o Algarve e onde até a Serra da Arrábida em Setúbal se pode avistar com bom tempo. Vale a pena uma visita vertiginosa, principalmente pelo ar puro que se pode respirar neste mar de verdura.
O Festival das Camélias acontece em fevereiro e organiza um concurso local para o melhor arranjo de camélias, concertos musicais e a “Rota das Camélias” para admirar essas diversas espécies de flores que florescem na região quase o ano inteiro.
No início de Março, a Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique faz mostra dos produtos locais, como o presunto, os enchidos e o mel. Alguns restaurantes típicos apresentam pratos como o cozido de grão, feijão ou milho com carnes diversas e xarém. Faça prova da aguardente de medronho, fruto oriundo das serras de Monchique, Caldeirão e da Serra do Espinhaço do Cão e destilado com lenha de azinho em alambiques de cobre. Esta água da vida combina bem os doces tradicionais à base de figo e amêndoa, sendo o mais característico o bolo do Tacho e o Pudim de Mel.
Em Outubro, na Feira Anual de Monchique, os artesãos dão mostras de como trabalhar a madeira, o couro e a tapeçaria.
Não deixe de visitar as Caldas de Monchique com vestígios da presença romana e onde existem hoje as termas para tratamento de doenças reumáticas e problemas respiratórios.
Clique no mapa para selecionar o seu destino.