Herdade com 12,6 Ha, situada no barrocal algarvio entre a cidade costeira de Portimão e a serra de Monchique.
Entre as belas praias algarvias e a Fóia, o ponto mais elevado do Algarve.
Na propriedade existe uma grande área de eucaliptal e alguma cultura arvense, uma ruína de uma construção rural e uma ruína de habitação.
Tem um poço antigo, assim como um posto de transformação de energia elétrica de média tensão junto de uma das extremas do terreno.
A morfologia do terreno permite a construção de uma barragem natural.
De acordo com informação prévia feita à Câmara Municipal de Portimão, a propriedade encontra-se em zona que permite a construção de um Empreendimento de Turismo no Espaço Rural ou Construção de Edificações Isoladas.
Localizada no Rasmalho, dista 14 km da bela Praia da Rocha, a 10km do espetacular Campo de Golfe Morgado e a 14 km de Monchique.
Subir até Monchique é descobrir, quase em cada curva, um panorama de mar e de serra.
Mas para apreciar toda a beleza dos horizontes deve-se ir até Foia, que com os seus 902 metros é o ponto mais alto do Algarve.
Aí, avista-se, por um lado, até ao cabo de São Vicente (e mais para norte até à serra da Arrábida, perto de Lisboa) e, por outro, até Faro e todo um vasto semicírculo de serranias.
Os 774 metros de Picota, mais escarpada, oferecem também amplos, e talvez mais belos, cenários, que abrangem uma vasta extensão do Algarve e do mar.
Depois dos miradouros, importa conhecer os muitos encantos de uma paisagem de relevos abruptos cortados por vales e ravinas, de ribeiros e fontes, de onde corre todos os dias do ano uma água fria que canta ao saltar de pedra em pedra.