RESERVADO / Portugal, Algarve, Paderne, Esteval dos Mouros, encontra uma simpática moradia térrea com linhas típicas da região.
Esta moradia teve uma reconstrução completa com uma renovação recente.
Esta moradia fica situada numa pequena e pitoresca aldeia rural, conhecida como Esteval dos Mouros, localizada numa zona calma com vistas abrangentes e paisagísticas associadas à natureza sobre os montes pitorescos e paisagem rural.
É composta por 3 quartos, 2 casas de banho, sala comum com fogão de sala, cozinha equipada, despensa, lavandaria, telheiro com espaço até 3 carros e barbeque.
O terreno envolvente desta moradia tem a área de 9.950m² Ao lado da moradia tem a escavação preparada para instalar uma piscina, e se pretender construí-la é necessário apresentar o projecto á apresentar na Câmara de Loulé.
Tem bons acessos e fica a cerca de 5 minutos das típicas aldeias de Alte e Paderne, e a 20 km de Albufeira e das praias.
Em conjunto com esta moradia tem ao lado um terreno rústico com projecto aprovado a retificar e confirmar a sua viabilidade atual na Câmara Municipal de Loulé, para construir uma moradia térrea com 186m².
Tem um furo artesiano com depósito de 10000 litros.
Bons acessos, a cerca de 20 km de Albufeira e das praias.
Como poderá verificar numa visita, tem algumas moradias nas proximidades e constitui um bom investimento para residir em permanência ou para férias, afastado da confusão dos centros urbanos...
Bem próximo de Esteval dos Mouros, numa região como o Algarve, em que as grandes atrações turísticas passam pelas praias, os resorts e as cidades costeiras, ninguém esperaria que se encontrasse aqui 'escondida' uma das aldeias mais típicas de Portugal.
Mas sim, é verdade.
O seu nome é Alte.
Alte é uma aldeia situada no sopé da Serra do Caldeirão, no extremo noroeste do concelho de Loulé, distrito de Faro.
Trata-se de uma povoação típica algarvia com um centro histórico bem conservado, recheado de edifícios residenciais caiados de branco e com ruas e escadarias estreitas pavimentadas com calçada portuguesa.
Terra natal do escritor Cândido Guerreiro, Alte saltou para a ribalta em 1938 quando foi finalista do concurso 'A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal'.
Todavia, essa distinção não lhe trouxe no turismo o retorno económico desejado, estando durante muito tempo dependente da produção agrícola.
No entanto, nos últimos anos a tendência inverteu-se e Alte já começa a receber muitos visitantes, sendo apelidada de capital de turismo do interior.
Em termos de coesão territorial, esta evolução foi muito importante, porque ajuda a atenuar as assimetrias existentes entre o litoral e o interior algarvio.
A outra aldeia próxima é Paderne...
Paderne, ou como era anteriormente denominada, Paderna, é segundo autores do século XVII, um topónimo muito antigo, talvez de origem lusitana que significava áspero, rude, duro e intratável.
Estácio da Veiga descobriu na própria povoação, galerias subterrâneas que atribuiu aos povos pré-históricos, se bem que uma tradição local as indicasse como celeiros ou granéis mouriscos.
Seriam galerias de mineração cuprífera, depois aproveitadas pelos povos que sucessivamente dominaram o litoral algarvio (Fenícios, Romanos, Godos e Árabes).
A cerca de 2 km encontra-se o Castelo de Paderne, construído no sec.
XIII, em plena época Almóada (seita político-religiosa que apareceu nos finais do sec.
XII entre os muçulmanos do Norte de África), e que defendia não só a antiga povoação de Paderne como também controlava uma importante passagem entre o barrocal e o litoral algarvio.
Construído em taipa, apresenta uma entrada defendida por uma torre avançada ou albarrã e barbacã.
O castelo viria a ser tomado prematuramente pelos cristãos no reinado de D.
Sancho I, voltando a cair sob jugo muçulmano, nele se mantendo até 1248, data em que os cavaleiros da Ordem de Santiago, liderado pelo seu mestre D.
Paio Peres Correia, o conquista definitivamente.