O Tempo em Albufeira e o Clima do Algarve estatísticas invejáveis

A proximidade do Mar Mediterrâneo influência predominantemente o clima algarvio. Os Verões são quentes e secos e os Invernos amenos com baixa pluviosidade (50 dias com chuva e 500mm em média por ano), intercalados com Primaveras e Outonos convidativos.

16-07-2015 às 11:15 Observações diárias do tempo (em Inglês)

Condições meteorológicas

weather reportIt would have been hot rain! This is my last on the spot report for a while. Right now I am sitting in the departure area at Faro airport, full of crying babies, waiting the off and some time away from the tourists and hot weather.

It was 27C when I left home at 9am, now it is 31 at the airport. Forecast for today is a build up of cloud later and tonight to be around 22C. The threat of any rain has been removed from forecasts  for the next couple of days, but it won't be all that hot along the coast, maybe only 30 or 31.

Away from the coastal breezes, even a little way inland, it will be much hotter, up to 38C.

Next week will see temperatures in the mid to low 30's. This is 3C above average for the time of year.

Este relato do tempo é regularmente atualizado por um cidadão britânico residente em Albufeira e membro do forum Albufeira.com. Recomendamos que visite o seu website particular onde encontrará muita informação útil sobre os transportes locais: www.algarvebus.info

Qual é o clima da região ao longo do ano.

A temperatura da água do mar mantém-se pelos 14ºC em Janeiro e atinge os 22ºC em Agosto. Uma brisa marítima costuma refrescar a temperatura média anual do Algarve que é de 17,7ºC (12ºC em Janeiro e até cerca dos 30ºC em Agosto). A região também conta com mais de 3.000 horas de sol durante o ano o que a torna um destino favorito para quem aprecia um clima tão agradável.

Consulte os quadros a seguir, que confirmam a descrição acima.

Estatísticas do Tempo

Cuidados com o sol

Como se pode observar, durante o verão, a temperatura no Algarve é por norma elevada (pode chegar excepcionalmente aos 40ºC) e os períodos de Sol são extensos. É de conhecimento geral que o excesso de exposição ao Sol pode provocar doenças graves como o cancro da pele.
O procedimento mais seguro é a utilização de protectores solares de índice de ecrã alto, principalmente para as crianças. O chapéu é um acessório indispensável, assim como uns bons óculos de sol. É aconselhável evitar a exposição nos períodos de maior projecção solar, por norma entre as 11:00 horas e as 15:00. Em caso de queimaduras ou insolações, deve-se recorrer a assistência médica.