Vila do Bispo Explore e disfrute…

Brazão Vila do Bispo O Município de Vila do Bispo divide-se nas freguesias de:
Barão de São Miguel; Budens; Raposeira; Sagres; Vila do Bispo
Dia do Município: 21 de Janeiro
Habitantes: 5.300
Área: 179 km²

  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo
  • Vila do Bispo

Notícias sobre Vila do BispoGoogle News

  • loading…

Do ponto de vista geográfico Vila do Bispo conta com duas costas, a costa ocidental menos recortada mas com ondulação propícia à prática de desportos radicais como o Surf, e a costa sul, onde encontra belíssimas praias, que mesmo na época alta muitas delas estão praticamente desertas, proporcionando grandes momentos de harmonia com a natureza.

Do seu riquíssimo património histórico destacamos a igreja de Vila do Bispo, a Fortaleza de Sagres e alguns Fortes que serviam para proteger a cidade. Encontramos também muitos moinhos, alguns dos quais ainda a funcionar, caracterizando o meio rural e agrícola em que se baseia parte da economia da região.

Por outro lado, a partir dos anos 80 começou a abrir as suas portas ao turismo. Inserida numa área de Parque Natural, consegue preservar a sua beleza deixando praticamente intacto este lugar de magníficas paisagens ainda virgens.

Muito atrativa do ponto de vista gastronómico, oferece-nos delicioso marisco, como os búzios e os famosos perceves, a moreia frita, o arroz de safio e o sargo no forno. Como prato mais do interior conheça o cozido de couve com enchidos e para sobremesa, um delicioso bolo de mel. Todos os anos, em Setembro tem lugar a Feira de Atividades Económicas, Artesanato, Gastronomia e Pecuária do Concelho de Vila do Bispo, dando a conhecer melhor as suas gentes e cultura.

No início do séc. XV, toda a Europa atravessava uma grave crise, e Portugal não era exceção. A falta de trigo, ouro e prata levaram os Portugueses à expansão marítima. O ilustre Infante D. Henrique foi o grande impulsionador dos Descobrimentos, e para preparar esta grande aventura era necessário reunir os sábios e navegadores. Foi em Sagres que encontrou o lugar ideal para pôr em prática os conhecimentos destes ilustres conhecedores da geografia e da navegação, partindo daqui algumas das caravelas à descoberta de outros continentes.

Fala-se mesmo da possibilidade de ter existido uma Escola Náutica relacionada com os feitos de D. Henrique, mas os factos históricos contradizem-se e acabam por pôr a hipótese dessa escola nunca ter existido. O Infante D. Henrique passou as últimas décadas da sua vida em Sagres, falecendo a 13 de Novembro de 1460 no Cabo de São Vicente.

O Cabo de S. Vicente é o ponto mais a sudoeste de Portugal e da Europa, que lhe oferece vistas panorâmicas magnificentes sobre o Oceano Atlântico. Local estratégico de passagem das embarcações em direção ao mediterrâneo, conserva ainda hoje alguns monumentos característicos dessa época, como exemplo, as Ruínas do Convento do séc. XVI.

A igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Ermida da Nossa Senhora de Guadalupe na Freguesia de Raposeira merecem um olhar mais atento. Existem também aqui inúmeros menires testemunhos pré-históricos nestas paragens.

CM Vila do BispoPara mais informação sobre Vila do Bispo, visite o Website oficial do Município
Algarve Aerial View

Coloque o rato por cima da vista aérea do Algarve e clique no destino pretendido.

topo da página