O Algarve O que visitar e o que fazer…

O Algarve é a região mais a Sul de Portugal continental e representa uma área de 5000 km². Com 200 km de costa banhada pelo Oceano Atlântico, usufrui de um clima de características mediterrânicas. A sua população ultrapassa os 450 mil habitantes de tendência cosmopolita, distribui-se por 16 municípios concentrando-se particularmente na zona litoral Sul.

Algarve Aerial View

O Al-Gharb (“O Ocidente”) foi o último reduto árabe em Portugal, pois permaneceu durante mais de 5 séculos sob o domínio dos Mouros. Em meados do séc. XIII, dá-se a sua integração na coroa portuguesa, passando D. Afonso III a proclamar-se "Rei de Portugal e dos Algarves", tamanha era a sua diferença em relação ao resto do país.

O património arquitetónico marcado pela influência dos povos que aqui habitaram é visível nos monumentos que subsistiram após os grandes terramotos do séc. XVIII. Os magníficos azulejos e as chaminés de estilo próprio e muito trabalhadas são alguns símbolos intemporais da terra.

algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve

Hoje, o Algarve é sinónimo de sol, praia e turismo. A essência desta região é inquestionavelmente o seu fantástico litoral. Mas há com certeza muito a dizer sobre toda a extensão do território algarvio que se encontra dividido em duas zonas horizontais, Barlavento (Oeste) e Sotavento (Este) e três zonas verticais, Litoral, Barrocal e Serra.

O Barlavento apresenta uma paisagem litoral rochosa recortada por belíssimas falésias de cores intensas e praias recônditas. O Sotavento por sua vez exibe uma costa mais suave composta por largas extensões de praias arenosas onde o clima é mais ameno e as águas um pouco mais cálidas.

Predominam no Litoral as zonas de complexos turísticos de grande qualidade, as zonas comerciais e de lazer com os seus restaurantes, bares, hotéis e lojas. As suas numerosas unidades de lazer e a sua intensa vida noturna são alguns dos atrativos mais procurados.

algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve

O Barrocal é um intermédio entre Litoral e Serra, rural e genuíno com as suas árvores de frutos e vegetação selvagem e onde já se encontram alguns aspetos mais típicos, misturando modernidade e tradição.

A Serra é o verdadeiro Algarve desconhecido, intacto e cativante. Promessas de aventura concretizam-se ao palmilhar serras e montes, ao confraternizar com os habitantes e conhecer hábitos seculares. Aqui se descobre o folclore algarvio, dança e música popular onde usam roupas e instrumentos muito próprios entoando sintonias alegres. Durante os meses de Verão estes grupos atuam em diversas Festas e Romarias por todo o Algarve.

algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve

Conhecer a produção de aguardente de medronho e licores diversos é algo a não perder. Os concelhos de Tavira, Silves, Lagoa e Portimão, são característicos pelos seus pomares, uma herança deixada pelos Mouros. Todavia é habitual encontrar laranjas do Algarve à venda até à beira das estradas e deliciar-se com o seu sumo dourado e doce como o mel. O figo, a amêndoa e a alfarroba também são típicos do Algarve e constituem um dos principais ingredientes da doçaria regional.

O artesanato surge do nada à nossa frente pelas mãos hábeis de alguns habitantes que se sentam à soleira da porta fazendo calmamente a “empreita” arte de trabalhar a palma, confecionando cestos, bases para as mesas, chapéus e muitos outros objetos de utilidade ou de decoração. Embora seja característico do barrocal Algarvio, é em Loulé que tem o seu ponto forte. As rendas para decorar bonitas toalhas, lençóis, roupas para a casa e enfeitar algum vestuário, são predominantes de lugares como Castro Marim, Olhão e Fuzeta.

A arte de trabalhar os tecidos, como as lãs e o linho, permitem a execução de belos trabalhos tais como mantas e tapetes provenientes sobretudo de Monchique. Grande parte dos artigos descritos, não esquecendo os objetos em barro e porcelana tão conhecidos da região de Tavira ou de Lagoa, podem ser adquiridos nas inúmeras lojas de artesanato que se encontram em todos os lugares de concentração turística no Algarve.

algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve algarve

Presente na gastronomia algarvia, o sabor a mar ou a serra, confere sempre aos pratos confecionados nas diferentes regiões algo especial a não perder. Também aqui se poderá deliciar com as Sopas de Peixe, as Sardinhas Assadas, as Cataplanas de Peixe ou Marisco, Feijão Branco com Buzinas, Ensopado de Peixe ou Carapaus Alimados. Se é apreciador de carne, não perca o Cozido de Rabo de Boi com Grão e o Borrego Assado Arabesco.

Qualquer que seja a sua escolha terá sempre um bom vinho da região para acompanhar. Para sobremesa, os doces regionais como o Morgadinho de massa de Amêndoa, o Dom Rodrigo, o Morgado de Figo, o Pudim de Laranja ou o Florado de Lagoa são pequenos “pecados” irresistíveis.

Não perca as descrições detalhadas sobre cada concelho que fazem parte do Algarve!

topo da página 

Algarve Aerial View

Coloque o rato por cima da vista aérea do Algarve e clique no destino pretendido.

O Algarve é hoje um destino de férias predileto que se tornou famoso pela extrema beleza das suas praias, as suas paisagens deslumbrantes, a sua intensa vida noturna, os seus esplêndidos campos de golfe, as suas excelentes unidades hoteleiras, a sua cultura e tradições populares e a simpatia do seu povo acolhedor. O seu clima fantástico, ameno e ensolarado todo o ano, proporciona aos visitantes grandes momentos para desfrutar de variadíssimas catividades desportivas, culturais e de lazer.

Convidámo-lo a descobrir esta atrativa região aprendendo um pouco sobre cada município

CM Vila do BispoPara mais informação sobre o Algarve, visite o Websiteda Região de Turismo do Algarve.

topo da página 

Images, css and javascript optimized via IISpeed by We-AMP