Loulé Explore e disfrute…

Brazão Loulé O Município de Loulé divide-se nas freguesias de: Almancil; Alte; Ameixial; Benafim; Boliqueime; Quarteira; Querença; Salir; São Clemente; São Sebastião; Tôr
Dia do Município: Quinta-feira de Ascensão
Habitantes: 70.600
Área: 765 km²

  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé
  • Loulé

Notícias sobre LouléGoogle News

  • loading…

Loulé é uma cidade situada a 18 km a nordeste de Faro e onde perdura a tradição do artesanato, desde trabalhos feitos em latão, cobre, cerâmica a mobiliário de verga, etc. Aos sábados, o Mercado Municipal causa grande afluência de visitantes com venda de frutos, legumes, bolos frescos entre outros alimentos e produtos típicos.

Uma ida às Igrejas de São Clemente, São Francisco e da Nossa Senhora da Piedade satisfaz quem se interessa por cultura religiosa. Visite também o Museu de Arte Moderna, o Museu e Estação Arqueológica Cerro da Vila e o Jardim dos Amuados.

Conhecido em todo o país, o Carnaval de Loulé é já tradição e traz visitantes de todas as regiões para festejar os dias de folia, com muitos carros alegóricos, muita dança e animação de rua. Mas, para sambar como no Brasil é preciso sentir o calor, e é em Agosto que Loulé e Quarteira voltam a ser palco do Carnaval de Verão.

Em Almancil, e especificamente no Centro Cultural de São Lourenço, poderá apreciar as várias exposições de arte moderna ou assistir a um dos numerosos concertos que aqui têm lugar. Os mais aventureiros terão possibilidade de dar umas voltas no circuito de Karting de Almancil.
Pertencendo ao concelho de Loulé, Vilamoura, Quarteira, Quinta do Lago e Vale do Lobo ocupam o litoral desta região onde se localizam luxuosos empreendimentos turísticos oferecendo uma larga escolha para umas férias de sonho. Aqui concentram-se muitos dos melhores campos de golfe da Europa assim como variadíssimos restaurantes de elevada qualidade.

Vilamoura já se tornou famosa internacionalmente graças ao seu Casino e à sua impressionante Marina que proporciona excelentes passeios ao fim do dia. Aqui também poderá aproveitar para visitar as ruínas romanas ou até disputar um jogo no mini golfe. No Semino, perto de Quarteira, terá oportunidade de passar um dia inesquecível com a família num dos melhores parques aquáticos que existem na região, o Aquashow. E ao final da tarde, num dos muitos restaurantes da cidade, delicie-se com o tão conhecido camarão de Quarteira.

O Barrocal serve de passagem para a serra onde nos perdemos com o fulgurante verde e com os aromas silvestres que rodeiam a cidade de Loulé. Em Boliqueime, as Festas Populares são festejadas em Junho com marchas e mostras da gastronomia tradicional.

Alte, aldeia que já foi considerada a mais típica de Portugal, é palco de uma vista esplêndida sobre a Serra do Caldeirão e continua hoje a ser visitada por inúmeros turistas que procuram o verdadeiro artesanato tradicional. Em finais de Abril e início de Maio tem lugar a Festa Gastronómica, de Artesanato e Cultural desta região seguido do Festival de Folclore durante o mês de Agosto. Também Salir e Querença festejam em Maio, mês de tradição popular. No Dia da Espiga é costume compor um ramo com oliveira, espiga, malmequeres e papoilas entre outras. Pleno de simbolismos, dizem que quem guardar o ramo até ao ano seguinte, não faltará a felicidade no lar. É também em Maio que se começa a comer os caracóis, com orégãos e pão caseiro torrado, petisco muito apreciado no nosso país.

Não deixe de visitar Querença, um lugar magnífico rodeado de verde, com a sua bela igreja e uma vista soberba sobre a serra, com alguns restaurantes onde se come divinamente pratos tradicionais tais como o Galo de Cabidela ou o Xarém (as papas do milho, tradicional do Algarve). A Festa das Chouriças e Enchidos ou Festa dos Folares são outros motivos de visita à aldeia assim como a passagem obrigatória pelas grutas da Salustreira com quase oitenta metros de comprimento e doze de altura, junto à Fonte da Benémola.

CM LouléPara mais informação sobre Loulé, visite o Website oficial do Município
Algarve Aerial View

Coloque o rato por cima da vista aérea do Algarve e clique no destino pretendido.

topo da página